quinta-feira, 27 de maio de 2021

EU SOU DE ESQUERDA


Ser de esquerda não é, necessariamente, ser militante do PT, do PSOL, do PCO, do PCdoB, etc. E se for ( QUE É O MEU CASO, SOU FILIADO AO PARTIDO DOS/AS TRABALHADORES/AS) qual é o problema?! Afinal todos devem ser livres para fazerem suas próprias escolhas!!!
O QUE É  SER DE ESQUERDA?
Ser de esquerda não é votar no João ou no Mário. É votar no ideal de fraternidade e solidariedade que João e Mário carregam.
A esquerda não é contra o empresário. A esquerda é contra o desrespeito às leis trabalhistas, que foram criadas para "igualar" a capacidade de negociação de direitos e garantias mínimas de dignidade.
A esquerda não é contra a família tradicional.
A esquerda apenas tem a consciência de que famílias diferentes da tradicional também são famílias e merecem ter o respeito de todos.
A esquerda não quer que você ou seu filho sejam gays. Só quer que vocês respeitem aqueles que são.
A esquerda não está a favor do aborto. E, sim, de amparar a mulher, orientando sobre como evitar a gravidez e em que situação pode-se não querer ter um filho.
A esquerda não está contra os ricos. Mas contra os que acham que têm mais direitos que os pobres.
A esquerda não é contra a fartura. A esquerda é contra a fome.
A esquerda não defende bandidos. Defende que todas as ações sejam dentro da lei e dos direitos humanos. Se você é humano, nós defenderemos os seus também.
A esquerda não é contra você ter uma mansão. A esquerda é contra pessoas morarem nas ruas ou em casebres.
A esquerda não é contra o consumismo. A esquerda é contra a destruição do meio ambiente.
A esquerda não é contra a igreja, mas sim contra os discursos de ódio.
Porque ser de esquerda é lutar por igualdade material. É lutar pelo direito das minorias. Pelo direito dos negros. É lutar pelo direito das mulheres. É lutar pelo direito do trabalhador. É lutar pelo direito de respirar um ar puro.
São democráticos os que têm coragem de lutar pelos direitos dos outros.
Ser de esquerda não é uma opinião política. É uma FILOSOFIA DE VIDA."

PS.: Ser de direita não é necessariamente o oposto disso! 

Ser Fascista é o oposto disso!

terça-feira, 25 de maio de 2021

Epitáfio

Quando eu morrer
Dá o que restar de mim
às crianças
E aos idosos que esperam para morrer.

E se precisares chorar,
Chora por teu irmão
Que anda pelas ruas a teu lado.
E quando precisares de mim,
Coloca teus braços
Em volta de alguém
E dá-lhe o que precisas me dar.

Quero deixar-te algo,
Algo melhor
Do que palavras
Ou sons.

Busca-me
Nas pessoas que conheci
Ou amei,
E se não podes me deixar partir
Ao menos deixa-me viver em teus olhos
E não em tua mente.

Podes amar-me mais
Deixando as mãos
Tocarem as mãos,
Deixando os corpos tocarem os corpos,
E libertando
As crianças
Que precisam ser livres.

O amor não morre,
Pessoas sim.
Por isso, quando tudo que resta de mim
É amor,
Deixa-me partir.

Trad.: Nelson Santander


Epitaph

When I die
Give what’s left of me away
To children
And old men that wait to die.

And if you need to cry,
Cry for your brother
Walking the street beside you.
And when you need me,
Put your arms
Around anyone
And give them
What you need to give to me.

I want to leave you something,
Something better
Than words
Or sounds.

Look for me
In the people I’ve known
Or loved,
And if you cannot give me away,
At least let me live on in your eyes
And not your mind.

You can love me most
By letting
Hands touch hands,
By letting bodies touch bodies,
And by letting go
Of children
That need to be free.

Love doesn’t die,
People do.
So, when all that’s left of me
Is love,
Give me away.

(Merrit Malloy)

quarta-feira, 19 de maio de 2021

imprensa livre

Sei que é chato, sei que é cansativo, sei que pode ser monótono, mas pra estar bem informado sobre a CPI precisa-se assistir ela completa, na Tv senado, por YouTube. Isso vale pra qualquer assunto, não só sobre a CPI, todo jornalismo tem uma tendência, existe sim uma narrativa e isso não está errado, faz parte do jogo, se você quer saber dos fatos, precisa testemunha-los. A imprensa, através de seus respectivos canais, irá te apresentar os fatos que a interessam, ou que interessam seus acionistas. Existe sim uma narrativa e pra tentar fugir dela precisa-se de o máximo de informação possível. Assim você conseguirá ver o mundo pelos seus próprios olhos, usar o seu poder de interpretação. Uma imprensa livre é fundamental pra uma democracia forte e ainda temos isso no Brasil. Devemos manter ela assim, livre, livre inclusive pra ser tendenciosa. Quem precisa se adaptar é a população a mídia e não a mídia a população!

domingo, 9 de maio de 2021

Dia das mães

O dia de hoje marca uma data singular, não só por ser dia das mães, mas por ser um dia das mães muito especial pra mim, pois no meio de uma pandemia que ceifou milhares de vidas de mães pelo mundo, que deixou milhares de órfãos, além das centenas de mães que a violência retira da vida de seus familiares diariamente, eu tenho o privilégio de ter a minha amada mãe ao meu lado, todos os dias, dando carinho, atenção e muito amor. Sempre querendo meu bem, se preocupando, me chamando atenção, cuidando de mim pra que nada me aconteça de mal. Não tenho como agradecer essa alegria de poder ter ela diariamente na minha vida. O dia das mães é comemorado há séculos, mas foi institucionalizado nos Estados Unidos no início do século XX, em homenagem a Ann Jarvis, mulher que dedicou sua vida a obras de caridade, ajudando milhares de pessoas. É importante mencionar esse fato histórico, pois consigo assim demonstrar não só a importância do dia das mães pra humanidade, como posso fazer um paralelo, guardada as proporções, da importância que nossas mães têm pra sociedade. Minha mãe é professora aposentada, mas não uma professora qualquer, uma professora que conseguiu fazer com que seus alunos se sentissem amados, acolhidos e não menos importante, que gostassem e aprendessem matemática, a matéria tão odiada pela maioria dos alunos, sei disso pois fui um deles, foi uma mãe pra cada um de seus alunos. Pra mim, minha mãe é um dos seres humanos mais preciosos que tenho na vida. Quero neste segundo domingo de maio, agradecer a Dona Judite Rosa , minha mãe, por ser a melhor mãe do mundo. Eu te amo demais! Palavras não conseguiriam traduzir o amor, o carinho, o orgulho e a admiração que sinto por você. Obrigado por existir, por ter me dado a vida, por me ajudar e me aturar esses 38 anos. Sei que esses dois últimos anos não tem sido nada fáceis pra você, mas vai passar, o mundo vai voltar aos eixos, essa pandemia, essa violência, vai acabar (assim como Ann Jarvis tentou um dia fazer) e estaremos todos juntos pra ver isso acontecer. Te amo muito, obrigado!